Equipamentos industriais

por Fabi Lins 786 views0

Segurança na indústria é um tema de grande importância para os colaboradores desse setor, entretanto, os mesmos não aceitam utilizar equipamentos ou as empresas não os fornecem adequadamente, negligenciando procedimentos de segurança corretos.

Por isso, gestores e administradores de empresas precisam se empenhar intensamente para fazer com que tais empregados ponham em prática as normas de segurança vigente, e recebam treinamento e equipamento adequado. Afinal, esse esforço visa o bem-estar no ambiente profissional e a integridade do trabalhador.

Tal processo pode ser otimizado por meio de seminários, encontros e apresentações sobre segurança, fazendo com que esse assunto faça parte integrante do dia a dia do trabalhador de indústria. Assim, os trabalhadores que ficam em áreas de risco poderão estar mais bem protegidos e, o que é melhor, mais conscientes sobre que opções e atitudes são as mais indicadas de acordo com cada situação de perigo que se apresentar no cotidiano.

Devem ser oferecidos, em cada um dos diversos ambientes industriais, equipamentos ou instrumentos específicos para a segurança, tais como:
• Vestuário completo – com capacete, botas e luvas -, protetores de ouvido, para o setor de construção civil em geral;
• Protetores de narinas e óculos específicos, para indústrias químicas e de chumbo, entre outras variações;
Equipamentos industriais de segurança em geral, como cordas, coletes, sensores, alarmes, climatização de ambiente (para o caso de trabalho com produtos voláteis ou termossensíveis, por exemplo), treinamento para prevenção de incêndios, entre muitos outros cuidados.

A segurança é, evidentemente, o modo mais eficaz de prevenção de acidentes (em geral aos trabalhadores), permitindo que sua vida não seja posta em risco e que, em relação à empresa, a produtividade não sofra diminuições. Deve ser uma preocupação de todos os membros da equipe.

Os benefícios para as empresas que investem em segurança são imensos, pois há uma grande economia, para a empresa, que não precisará arcar com grande volume de despesas médicas decorrentes de acidentes de trabalho; a produtividade não sofrerá redução, por perda de elemento humano; o corpo de colaboradores, como um todo, fica mais envolvido com o trabalho, pois se sente protegido, com efeitos positivos sobre a autoestima de todos.

Dessa forma, portanto, um bom treinamento em segurança apenas tem a trazer benefícios, tanto para trabalhadores, quanto para os empresários.