Mensagens subliminares

por Fabi Lins 1.075 views0

O poder das mensagens subliminares ainda causa controvérsias

As mensagens subliminares rodeiam a cabeça principalmente de quem possui mais paranóias do que o normal. Psicólogos e cientistas ainda não chegaram em um consenso sobre o seu poder de persuasão. O fato é que ela existe, e pode ser colocada para o bem ou para o mau. Para aumentar o número de consumidores ou induzir determinado comportamento. Muitos sites e até jornais explicam que a mensagem subliminar tem o objetivo de influenciar nos processos de compra ou no comportamento, a grande crítica é com relação ao direito de escolha que possivelmente é afetado. Ninguém deseja pensar que não possui mais o direito de escolha.

mensagens subliminares

A mensagem subliminar é como são chamadas as mensagens que não podem ser captadas em um primeiro instante pelos sentidos humanos, o subliminar é detectável de forma inconsciente ou de forma muito baixa pelo consciente. Elas teriam a capacidade de persuasão, ficando de certa forma no subconsciente das pessoas. Além de peças publicitárias que fariam o uso delas, acredita-se que algumas músicas e desenhos tenham uma mensagem por baixo, muitas pessoas passam horas detectando e procurando estas mensagens.

O inicio das mensagens subliminares

O termo e o conceito de mensagem subliminar surgiu com o publicitário Jim Vicary, um americano em 1957. Ele fundou uma empresa chamada “Subliminal Projection Company” e iniciou o que chamou de vendas por meio de “projecção subliminar”. Durante a projeção do filme “Picnic”, ele usou um projetor de slides de nome taquicoscópio, para colocar mensagens como “Drink Coke” e “Eat Pop Corn” de uma forma que a platéia não percebe-se. A projeção era de 1/3.000 de segundo ao longo do filme. A intenção era causar efeitos no subconsciente. Apesar de poucos dados oficiais, sabe-se que naquele dia a venda de refrigerante aumentou 57,7% e a de pipoca subiu 18,10%. Anos depois ele confessou que mentiu sobre os resultados por pressão dos clientes.

A única coisa que é unânime entre especialistas e psicólogos é que o subconsciente não é tão fácil de ser manipulado. O subconsciente não pode mandar o consciente fazer coisas que ele julga ser errado. São poucos os estudos que afirmam que a mensagem sublimar realmente causa algum efeito por mínimo que seja. Muitas vezes uma publicidade licita tem mais efeito, é nisto que os publicitários investem.