Carnaval

por Fabi Lins 852 views0

O Carnaval, como conhecemos hoje, surgiu na Roma Antiga, onde o povo comia, bebia e participava de alegres festas na busca incansável por prazer durante os sete dias que antecediam ao Natal. Toda e qualquer atividade era suspensa nesse período (até os escravos ganhavam liberdade provisória) e a moralidade era relaxada.

Casal faz pose para foto do Carnaval de Veneza

Foi também nessa época que surgiu a tradição de se eleger o Rei Momo, quando o povo elegia um rei por brincadeira para comandar a folia pelas ruas da cidade. A tradição de se fantasiar para a festa surgiu na cidade italiana de Veneza, que vivia o período do Renascimento e o Carnaval era comemorado com riquíssimos bailes de máscara, exuberantes fantasias e carros alegóricos.

O Carnaval do Rio de Janeiro ficou famoso no início do século XX quando, ao importar a ideia de uma festa carnavalesca com desfiles e fantasias usada em Paris, criou um estilo único de fazer Carnaval com os desfiles de escola de samba. Naquela época, Paris era o modelo à ser seguido, onde cidades como Nice (Itália), Nova Orleans (EUA) e Toronto (Canadá) comemoravam a festa em estilo vitoriano.

Carnaval do Rio de Janeiro

Hoje o Carnaval carioca é referência no mundo e já exportou sua ideia para várias cidades do mundo, como: São Paulo, Tóquio (Japão) e Helsinque (Finlândia). Além de o melhor no que faz, a cidade do Rio de Janeiro está no “Guinness Book”, o Livro dos Recordes, como o maior Carnaval do mundo. O Galo da Madrugada também está no livro como o maior bloco de carnaval do mundo.

História do Carnaval

A história do Carnaval tem início em meados dos anos 600 à 520 a.C. na Grécia, onde o povo realizava cultos aos deuses em agradecimento pela produção e fertilidade do solo. Em 590 d.C., a igreja católica introduziu o Carnaval (com esse nome) no calendário cristão, criando também mais tarde, uma padronização no período para a comemoração da mesma.

Origem do Carnaval

A palavra “carnaval” deriva do latim “carne vale”, que significa “adeus à carne” ou “prazeres da carne”, já a festa representava o início de abstinência e jejum da Quaresma, outro ritual cristão. A padronização surgiu apenas no século XI, quando a igreja católica implantou a “Semana Santa”, com a ideia de que deveria ser comemorada nos três ou quatro dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas (primeiro dia do jejum).

Ao contrário da Quaresma, que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Sexta-Feira Santa com o povo passando quarenta dias com privações, os dias de Carnaval eram chamados também de “gordos”. A terça-feira gorda era conhecida também pelo nome em francês “Mardi Gras” (outro sinônimo para Carnaval).

Cartaz francês anunciando a Mardi Gras

Como é definida a data do Carnaval?

Assim como todos os feriados eclesiásticos (com exceção do Natal), o Carnaval também é calculado em função da data da Páscoa. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte). Traduzindo tudo isso, o Carnaval começa a ser comemorado sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Datas oficiais do Carnaval

  • 2012 – 21 de fevereiro
  • 2013 – 12 de fevereiro
  • 2014 – 4 de março
  • 2015 – 17 de fevereiro
  • 2016 – 9 de fevereiro
  • 2017 – 28 de fevereiro
  • 2018 – 13 de fevereiro
  • 2019 – 5 de março
  • 2020 – 25 de fevereiro

Publicado originalmente no Agência de Turismo BR