Sensores de Segurança Industrial

por Fabi Lins 940 views0

As indústrias de hoje são tão dependentes de máquinas para manter uma produção rápida e eficiente que não há nada mais essencial para a segurança da produção e dos trabalhadores do que os sensores de segurança industrial. Muitas dessas máquinas são perigosas para operadores humanos ou não podem mais ter o mesmo número de operadores que tinham antes, mas precisam saber onde estão as peças, se elas estão bem colocadas, em que ordem estão, se a eletricidade está funcionando, etc. Esse controle é feito por computadores que adquirem todas as informações que precisam através de sensores.

Os sensores executam tarefas simples mas eficientemente, tarefas que poderiam ser fatais em um operador sonolento, cansado ou mediante qualquer erro humano. Os sensores também evitam acidentes graves como mutilações e queimaduras, controlando as máquinas e ajudando o computador a fazer o trabalho repetitivo e perigoso que antes eram feitos por pessoas.

A Eficiência dos Sensores

O sistema de segurança e automação industrial conta com sensores bastante sensíveis ao tato, temperatura, química e outros estímulos que imitariam e potencializariam os sentidos humanos. Esses sensores são ligados à computadores com comandos para agir de uma determinada forma caso algo fora dos padrões de segurança ocorra. Esses computadores devem ser sempre de rápido processamento de informação.

Esses sensores são muito importantes porque acabam sendo mais eficientes que os humanos ao controlar as máquinas industriais e porque essas mesmas máquinas estão cada vez mais perigosas para serem manuseadas. Os sensores também asseguram que peças ou ferramentas perigosas (peças muito pesadas, soldas, químicos) não entrem em contato com operadores ou outras máquinas e não atravessem a distância de segurança das indústrias.

Os computadores e sensores também possuem sistemas de travamento completo quando as máquinas não estão mais em funcionamento, e os sensores identificam qualquer má manuseio das mesmas. Os mesmos sensores também podem ser acionados para identificarem e alarmarem caso pessoas não identificadas ou em horários específicos entrem na área em que estão.

A sensibilidade dos sensores industriais de ultimamente mais a rápida capacidade de processamento dos computadores, transformou a atividade industrial em uma atividade bem mais segura do que em décadas passadas.