A importância da Contabilidade Gerencial para sua organização

por Fabi Lins 775 views0

A contabilidade Gerencial é tão importante para uma organização como o próprio conhecimento do administrador a cerca de empreendedorismo, afinal, um profissional habilitado têm como função orientar o cliente a respeito das finanças e economia, levando-o para o melhor caminho de investimento.

A informação a cerca das possibilidades reais que uma empresa possui para apostar em projetos será analisada pelo Contador, este têm o potencial de prever possíveis lucros e prazos para atingir metas, assim sendo a gerência deverá sempre ser compartilhada, para que aja sintonia com a administração nas transações diárias.

Conheça a Assessor Bordin e saiba mais sobre a importância da contabilidade gerencial para a sua organização!

Entenda como funciona essa gestão contábil. Pela lei é obrigatório que as empresas tenham um contador, seja este terceirizado ou não, para que possa manter em dia as finanças e impostos. Porém, as necessidades vão muito além desta função, pois em uma política organizacional o capital para investimento deverá estar sempre de acordo com os projetos, passa existir então uma Contabilidade Gerencial, que deve não apenas estar subentendida, mas devidamente nomeado como tal e incluso na organização como parte da gestão.

Os benefícios são inúmeros, afinal a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, vai dispor de um planejamento sempre pautado no quadro econômico atual, nas necessidades e no potencial de investimento da empresa, os riscos diminuem e consequentemente os lucros aumentam.

Para implementar essa modalidade de gestão, é necessário muitas vezes reorganizar as funções dos departamentos e principalmente conscientizar todos os setores e todos colaboradores, investidores e clientes que a gestão é compartilhada de modo linear pelo administrador e contador. Essa nova forma de administrar faz a diferença.

Para se ter sucesso nessa nova política organizacional, as informações em âmbito fiscal e financeiro devem ser viabilizadas aos acionistas e credores de forma igual, todos devem ficar consciente dessa nova modalidade, para que funcione como uma engrenagem, onde todos têm uma função vital, lembrando que a direção para um objetivo devem ser a mesma.

Todas as instituições mercadológicas visam o lucro, mas quando a gestão é compartilhada existem outros fatores que passam a se tornar primordiais, como adequação com o mercado global, pesquisas de satisfação, benefícios dos colaboradores e conscientização sustentável.

Parece impossível, mas contabilidade está diretamente ligada à postura que empresa adota no Desenvolvimento Global, isso se deve pelo fato de que atualmente para obter reconhecimento e angariar novos consumidores, são os cuidados com o meio ambiente e também com a conscientização sustentável de uma forma geral, que faz a diferença.