A magia do réveillon no Rio de Janeiro

por Fabi Lins 853 views0

Por si só, as comemorações de réveillon já são mágicas. É sempre um momento em que as pessoas estão prontas para celebrar, dispostas a rever conceitos e atitudes, planejam novas metas, prometem buscar uma vida melhor em todos os sentidos. Se tudo isso já é suficientemente positivo, o que dizer da contagem regressiva para o início de um novo ano na capital carioca? Quem já passou por esta experiência na cidade maravilhosa não esquece.

A festa é bastante concorrida, portanto, quem se programou certamente encontrou as melhores opções com valores mais convidativos. Antes mesmo de chegar dezembro a rede hoteleira já está com as instalações comprometidas pelas reservas, além de ter muita gente na fila de espera. Mas como tudo tem um lado positivo, a intensa demanda que acontece todos os anos abriu oportunidades para os moradores dos principais bairros da cidade, que alugam seus imóveis a turistas. As possibilidades de locação não se restringem ao réveillon.

O “Cama e Café”, como é chamado este segmento, é consequência da busca por um local onde se encontre exatamente isso: o lugar para dormir com um bom café da manhã. A rede Cama e Café (www.camaecafe.com.br), por exemplo, conta com dezenas de casas para hospedagem de curta temporada. O negócio tem funcionado tão bem que a rede já conta com uma lista de novos proprietários interessados em colocar seu imóvel à disposição. Há investidores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que passaram a apostar neste filão. Eles compram casas ou apartamentos com esta finalidade e contratam pessoas para tomarem conta, como se fossem zeladores.

A circulação de turistas, sempre intensa neste período do ano, impacta em todos os segmentos comerciais e de serviços na cidade. Além da rede hoteleira, o circuito gastronômico também se preparam para oferecer o que têm de melhor e conquistar a preferência dos clientes. A concorrência é grande, mas certamente haverá clientes para todos os tipos de estabelecimento, e vice-versa.

Como a data é de celebração, festa é o que não vai faltar. São inúmeras atrações espalhadas pelos locais mais badalados da cidade, como Clube Costa Brava, Clube de Regatas Botafogo,Iate Clube Urca, Jardim Botânico, Jockey Club Brasileiro, Marina da Glória, Morro da Urca, Museu de Arte Moderna, Sociedade Hípica Brasileira, entre outros. Basta procurar aquela que melhor se adéque ao seu estilo e ao seu bolso.

Sem dúvida, a celebração só ficará completa com a tradicional queima de fogos na praia de Copacabana, um show pirotécnico que vai colorir o céu fluminense. Para quem quiser e puder ver o espetáculo iluminado em grande estilo, o Copacabana Palace é uma boa pedida, pois o hotel também oferece uma festa e duas ceias para celebrar a virada do ano, cada atração com preço específico (www.copacabanapalace.com.br). De qualquer maneira, as explosões coloridas poderão ser vistas em qualquer ponto na orla da Avenida Atlântica, do Leme ao Posto Seis.

É importante ressaltar que exageros – sejam quais forem – podem trazer sérias consequências. Por conta disso, o réveillon da capital carioca terá operações especiais de segurança e da Lei Seca. Infelizmente, muita gente perde a linha em período de festas e acaba contribuindo para o aumento dos índices de acidentes, inclusive os fatais. Quer exagerar? Exagere na solidariedade e na alegria.