Lombalgia e Lombociatalgia

por Fabi Lins 1.255 views0

Como é de conhecimento da maioria da população, Lombalgia é uma dor que acomete a região lombar (costas) do corpo humano. Mas nem todo tipo de dor na nessa região é considerada lombalgia, há também a Lombociatalgia. A Diferença entre esses dois tipos de dor é a origem delas. Enquanto a lombalgia é uma dor de origem muscular a Lombociatalgia é uma dor proveniente dos nervos, principalmente o nervo Ciático.

As duas formas de dores são provenientes da parte mais baixa da coluna, conhecida popularmente por região lombar. O que as difere é que a lombalgia se dá através de contraturas forte do músculo daquela região, podendo ser causada também por lesões musculares. Enquanto a Lombociatalgia é uma dor proveniente dos nervos e pode vir a se expandir aos membros inferiores do paciente, em alguns casos atingindo até a ponta dos pés.

A Hérnia de Disco está entre um dos principais fatores causadores da Lombociatalgia, uma vez que a compressão dos nervos pelo disco pode ocasionar a dor no nervo Ciático, porém nem sempre a origem da Lombociatalgia se dá exclusivamente pela compressão do Nervo Ciático.

A Lombalgia geralmente se apresenta de forma esporádica, observando certos intervalos de tempos entre uma crise e outra, porém com o passar dos anos pode se tornar uma dor crônica. Ela aparece geralmente após determinados esforços físicos que exijam do indivíduo o uso excessivo ou constante dos músculos da região.

Os sintomas da Lombalgia são dores na região lombar da coluna após carregar certa quantidade de peso. Exercícios que demandem o uso desses músculos de forma repetitiva também estão entre uma das principais causas. A Lombalgia é uma dor de origem estritamente muscular, e por isso, não se expande para outras regiões do corpo, se tornando local, porém extremamente desconfortável, gerando inclusive problemas locomotores.

Os sintomas de ambas se diferem devido ao fato de uma ser de origem muscular (Lombalgia) e a outra de origem Nervosa (Lombociatalgia). Como os nervos são ramificações que atingem diversas partes do nosso corpo, o indivíduo acometido pela Lombociatalgia terá uma dor local, porém que se expande através dessas ramificações nervosas, atingindo principalmente as nádegas e partes dos membros inferiores, causando ou não o formigamento das áreas acometidas. Como se trata de uma dor de origem nervosa ela pode comprometer outras regiões do corpo do indivíduo, reduzindo assim sua gama de movimentos

Por serem dores de causas diferentes, o tratamento de ambas também é diferenciado. Na Lombalgia os médicos têm optado por indicação de analgésicos de efeitos mais brandos como Paracetamol e Dipirona. Há também a indicação de exercícios específicos, que visam fortalecer a estrutura muscular da região, variando desde a prática de esportes até o tratamento com um Fisioterapeuta especializado.

Já na Lombicatalgia, por ser de origem nervosa, há alguns casos em que há a necessidade da intervenção cirúrgica, visando diminuir a compressão sofrida pelo nervo, geralmente o Ciático. Porém na maioria dos casos a indicação é feita através de analgésicos e repouso constante. Vale ressaltar que a medida que o indivíduo vá conseguindo recuperar gradativamente os movimentos esse repouso deve ser diminuído visando não comprometer o aparelho motor.