Carregar peso em excesso prejudica a coluna

por Fabi Lins 995 views0

299-coluna_vertebral_mitos_x_verdadesAlguns não sabem, mas a dor nas costas está entre os principais motivos de aposentadoria por invalidez no Brasil, conforme indica os dados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).

Desta forma, as doenças na coluna correspondem a cerca de 30 casos para cada grupo de 100 mil beneficiários da Previdência Social. Além disso, ela está entre a maior causadora de licenças médicas, sendo que o público masculino é o mais afetado.

“Muitas vezes a coluna é agravada devido à postura incorreta ao levantar peso que, em grande parte dos casos, está acima do recomendado que não pode ultrapassar 50% do seu peso corporal”, explica o especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, Helder Montenegro.

O médico descreve que apenas a prática da caminhada não é suficiente para prevenir as lesões e o acometimento de dores decorrentes do excesso de peso na coluna vertebral (responsável pela sustentação e mobilidade da estrutura corporal).

“Muitos problemas nas costas são decorrentes da falta de força dos músculos abdominais. Mediante a isto, os músculos não conseguem dar o aporte necessário às costas, gerando uma sobrecarga na coluna”, informa o especialista em coluna vertebral.

Ao fortalecer a musculatura do abdômen o indivíduo adquire uma boa postura além de proteger a cervical como explica o Dr. Helder: “O ideal é manter a região abdominal contraída durante a realização de exercícios físicos. Isto porque, essa musculatura serve para realizar alguns movimentos de tronco, para segurar as vísceras abdominais e para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem. Ao contraí-la fortalece e protege a coluna”.

Fonte: O debate