Um novo posicionamento dos profissionais contábeis é necessário

por Fabi Lins 657 views0

“A Contabilidade  é essencial para fins gerenciais, como prevenção de situações de risco (recuperação judicial/extrajudicial, contestação de reclamatórias trabalhistas) e por exigência formal e legal!“

“A contabilidade é a única ciência que permite ao empresário saber a evolução do seu patrimônio!”

“Uma empresa sem contabilidade não sabe seu passado, não tem certeza do presente e com certeza não terá futuro!”

Estas 3 frases acima são ditas com muita frequência pelas entidades que representam a classe contábil.

Ao mesmo tempo os profissionais da contabilidade sente-se desvalorizados e pressionados pelos honorários baixos, concorrência desleal e pelas constantes mudanças, que antes eram tributárias e agora também são tecnológicas.

Entendo que somos grandes detentores de informação e conteúdos extremamente privilegiados que bem geridos podemos ganhar em visibilidade e presença.

Como base uso a minha experiência de mais de 15 anos no setor, sendo que há 5 anos administro um portal voltado para a classe contábil e escrevo artigos para diversos sites.

Tenho a certeza que um escritório contábil pode e deve ser uma fonte de conteúdos, gerando informações fundamentais para clientes, fortalecendo a relação e tornando-se referência no setor chamando assim a atenção para a captação de novos negócios.

O que podemos fazer para destacar  a marca da empresa de contabilidade:

*Criando conteúdos informativos para os clientes;
*Artigos sobre gestão financeira;
*Dicas trabalhistas, registro de funcionários;
*Dicas sobre Imposto de Renda;
*Estudos de caso;
*Tutoriais, apresentações em PowerPoint, guias tipo passo-a-passo;
*Informações que conscientizem sobre a importância da contabilidade;
*Matérias especiais, orientações, artigos para sites, revistas que podem levar a sua marca e muito mais.
*Dicas sobre aposentadoria.

Para que isso seja possível é necessário algumas mudanças:

*Análise e revisão do seu site para deixá-lo profissional e útil a ponto de receber informações.
*Propagação das informações nos perfis das redes sociais mais utilizadas: Facebook, Google Plus, Twitter, etc.
*Administração do perfil Profissional do Contador nas redes sociais: Linkedin.
*Integração de ações offline e online.
*Análise das informações obtidas visando a tomada de decisão.

Muitos escritórios sentem que o momento requer uma mudança agora. Mas o problema é que a maioria está tão envolvida nas questões diárias, trabalhando de forma tão operacional devido aos excesso de atividades, que esquece de administrar a própria carreira e a empresa.

Ter uma pessoas dedicada a gerir de forma profissional estas atividades é importante!

Terceirizar para uma empresa ou profissional com conhecimento de causa é outra solução, o que não pode é ficar parado ou deixar de fazer uso do conhecimento que possuímos.