Sensores industriais

por Editor 1.014 views0

pf_sensores_fotoOs sensores estão presentes no nosso dia-a-dia mais do que se imagina. Com tamanha evolução tecnológica que estamos a desenvolver, os sensores tornam-se essenciais em diversos setores, principalmente nos processos fabris, onde são ferramentas muito importantes e imprescindíveis nos ramos que se referem á automação. Os sensores industriais são, antes de mais nada, dispositivos utilizados para a segurança geral de uma indústria. Confira através deste artigo qual é a importância dos sensores industriais, como eles funcionam e também a sua definição.

O que é um sensor?

Um sensor é um dispositivo que é sensível a determinado tipo de manifestação de energia no ambiente em que é colocado, dando sinais (como mudanças de cor, emissão de sons e demais características) que simbolizem e anunciem a movimentação no ambiente, através das chamadas grandezas físicas. Esta grandeza é anunciada pelo mesmo sinal, que pode ser emitido direta ou indiretamente pelo sensor. Um sensor pode, geralmente, ser composto por um transdutor, que é um dispositivo que converte um tipo de energia em outra, que não precisa ser, necessariamente, na forma de um sinal elétrico. Outra parte deste dispositivo pode também converter a energia resultante em um sinal elétrico. Deste modo, as indicações são feitas através dos sinais captados e assim convertidos também em sinais que podem ser lidos facilmente pelo homem.

O que fazem os sensores industriais?

Os tipos de sensores industriais podem ser: Sensores de Posições, Sensores Ópticos, Sensores Indutivos, Sensores Capacitivos, Sensores de Temperatura, Sensores de Nível e os Sensores de Vazão. Estes dispositivos podem ser movidos à base das seguintes grandezas vetoriais: fluxo, pressão, torque, posição, nível, presença, ângulos, direção, deslocamento, força, aceleração e também temperatura, entre outros. Os sinais de movimento podem ser emitidos através de sinais digitais (com números) ou ainda por sinais diferenciados, que vão desde demonstração de níveis em gráficos e etc. Nas indústrias, eles são utilizados para informar um circuito eletrônico a respeito de uma movimentação ou ainda detecção de pessoas. Isso serve para que tenha-se mais segurança quanto no manuseio das máquinas quanto para a segurança da empresa, evitando roubos ou pessoas em locais restritos.

Deixe uma reposta

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>