Principais proteções para indústrias

por Editor 205 views0

automacao-industrialUma indústria que não se preocupa com a segurança de seus colaboradores e de suas instalações tem tudo para perder a competitividade através dos danos causados aos itens citados acima (colaboradores, por sua presença fundamental no desenvolvimento das funções; e as instalações por serem responsáveis por gerir os produtos e serviços).

A segurança industrial é um fator determinante para o bom andamento das atividades e com base nisso, todos os lugares deste segmento adotam a utilização dos famosos EPI’s (equipamentos de proteção individual). Vale ressaltar que a falta deles pode acarretar em acidentes de extrema gravidade tanto às pessoas quanto à empresa. Por isso a adoção se faz necessária para garantir a segurança de tudo e de todos que atuam no espaço que compreende a indústria; e isso reflete na excelência dos serviços realizados.

Vejamos agora aqueles principais equipamentos e ferramentas que garantem a proteção para as indústrias (colaboradores e instalações):

Capacete de segurança: o mais lembrado e utilizado, o capacete pode ser encontrado tanto em construções quanto na utilização de produtos de uso contínuo. Ele protege a cabeça do individuo de acidentes, seja queda ou contato com outras superfícies.

Óculos de proteção: um equipamento básico e indispensável para proteger os olhos do contato direto com agentes químicos e outros fatores, como luminosidade excessiva e poeira; além de superfícies perigosas.

Protetor auditivo (tipo plug): em ambiente com altura de som acima do suportável, é extremamente necessário para amenizar os efeitos no aparelho auditivo.

Botina de segurança: ela é utilizada para proteger a vestimenta e também para impedir o contato humano com determinado tipo de produto, seu uso pode variar desde materiais relacionados a construção civil até laboratórios de alta periculosidade.

Luva de látex: elas protegem em primeiro grau a pele do contato com materiais perigosos ao toque, mantendo a possibilidade de toque sem necessidade de outros materiais para proteção.

Máscara para poeira: item bastante fundamental para evitar contato com componentes químicos e outros que são nocivos à saúde.