O que é cortina de luz e como aplicar essa tecnologia?

por Editor 277 views0

Para garantir a segurança de seus colaboradores, diversas empresas buscam por oportunidades que levem tranquilidade às ações necessárias do dia a dia, desde o planejamento de cada etapa da produção até ela em si, o que torna todo esse processo em uma série de procedimentos básicos que, no final, garantem a excelência na execução e a padronização das ações. Desta forma, é visível a preocupação que empresários de diversos setores aderem ao inserirem em suas linhas de produções, da mecanização à inteligência artificial, ferramentas que culminam na segurança de cada colaborador.

Quando o tema é segurança, aliás, são necessárias diversas formas de planejamento para ter em mãos a prática de ações pertinentes ao assunto. De equipamentos milimetricamente testados, os EPIs (equipamentos de segurança individual), e, é claro, uma série de medidas permanentes em todo o entorno do maquinário. Assim, é assegurada ao máximo a boa convivência entre o ser humano e a tecnologia, por mais avançada que esteja, ainda causadora de acidentes.

Deixe sua produção mais rápida e segura com o uso da cortina de luz

Um dos principais pontos que causam acidentes é a aproximação do ser humano em máquinas que, automatizadas ou não, necessitam de diversas medidas para permanecerem seguros e funcionais. Dentre elas, uma boa opção é a utilização da cortina de luz para tornar toda a parte prática mais segura e funcional também. Com essa ferramenta tecnológica, é possível expandir a utilização dos equipamentos de uma fabrica e, assim, tornar a automação industrial permanentemente estável e gradativamente utilizada como opção certeira.

Mas o que é cortina de luz? Com a utilização de dois sistemas, o CLT e o GLT, há duas maneiras, respectivamente, de denominar essa ferramenta: cortina de luz ou grade de luz, ambas com a função de assegurar um ambiente. Através de sensores, uma luz infravermelha é aplicada sobre uma área de risco ou ao redor de uma máquina perigosa para o contato humano. Assim, quando há qualquer movimento ou se alguém adentrar a essa área, automaticamente os procedimentos serão pausados e, assim, acidentes são evitados.

Com isso, uma cortina de luz é uma ferramenta tecnológica, prática e bastante eficiente, cujo resultado entra em sintonia com o propósito de haver colaboradores por todo o ambiente fabril: segurança, produção e tecnologia.