NR-12: Segurança de Máquinas e Equipamentos

por Editor 268 views0

A utilização de máquinas e equipamentos depende muito da habilidade no manuseio, mas não só isso: existe uma norma regulamentadora que estabelece orientações para garantir o uso do equipamento com segurança, evitando lesões. É sempre importante lembrar que a saúde e integridade dos trabalhadores devem ser levadas em consideração como algo prioritário.

A NR-12 referencia tecnicamente os princípios fundamentais e as medidas de proteção suficientes para garantir os aspectos mais importantes àqueles que operam os equipamentos: integridade física dos operadores e a prevenção de acidentes e possíveis danos à saúde em fases de operação, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação e desmonte de máquinas.  Essa norma é emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para mostrarmos o quanto essa norma é válida, basta elencarmos aqui alguns dos benefícios da NR-12 no manuseio de máquinas e equipamentos:

  • Trazer informações sobre boas práticas em segurança de máquinas;
  • Nova geração de máquinas com conceitos de segurança desde o projeto, passando pelas fases de utilização até o descarte;
  • Adequação das máquinas existentes;
  • Redução das assimetrias regionais quanto a proteção dos trabalhadores;
  • Redução dos acidentes típicos;
  • Prevenção de doenças ocupacionais;

Com nossos serviços de avaliação, sua empresa encontra o caminho que precisa para cumprir as obrigações acerca dessa norma regulamentadora.

A NR-12 estabelece essas regras para resguardar a saúde e a vida dos trabalhadores e também assegurar às empresas os parâmetros a serem seguidos a fim que não haja nenhuma infração e para que a segurança se torne um dever de todos.