Mini estúdio fotográfico é bom?

por Editor 35 views0

Em um comércio virtual, ter boas fotos é imprescindível para que os internautas não apenas visitem sua página, mas principalmente desejem comprar aquilo que você está vendendo. Porém começar um negócio, principalmente dentro da internet, não é fácil.

Normalmente, quem empreende tem pouco dinheiro para gastar com coisas que não seja a aquisição da mercadoria e despesas com serviços essenciais para que a loja continue funcionando.

Por isso, a grande maioria acaba optando por fotografar seus produtos com equipamentos simples, como seu próprio celular, por exemplo. São poucos os que conseguem pagar pelos serviços de um fotógrafo de serviços. Alguns, por outro lado, se arriscam construindo um mini estúdio fotográfico em sua própria casa.

Nunca ouviu falar em um equipamento deste tipo? Tem dúvidas se ele seria bom para o seu negócio? Nos parágrafos abaixo vamos responder a algumas destas perguntas. Pronto?

O que é um mini estúdio fotográfico?

Como o próprio nome diz, o mini estúdio fotográfico é um estúdio construído em um local com dimensões reduzidas. Em geral, você não precisa de um cômodo especificamente para isso. Basta apenas, por exemplo, uma caixa e alguns equipamentos que você pode adquirir facilmente em qualquer armarinho.

Para ter uma ideia do quão simples é montar um mini estúdio fotográfico, algumas instalações precisam, apenas, de uma caixa com fundo neutro e bem iluminado e duas luminárias pequenas (podem ser do tipo que se utiliza em escrivaninhas, por exemplo).

Ter um mini estúdio fotográfico é bom?

Como dissemos logo no começo deste texto, se diferenciar no meio de tantos comércios eletrônicos não é algo simples. Por isso, investir em fotos que não apenas contem boas histórias, mas, principalmente, reforcem as qualidades de seus produtos é fundamental.

Por isso, investir tempo e alguns recursos (mesmo que poucos) na criação de um mini estúdio fotográfico pode significar a diferença entre um e-commerce de sucesso e uma lojinha que não dure muitos meses aberta ou que se converta em uma fonte de prejuízos.

Para que você tenha uma ideia, com um mini estúdio fotográfico é possível produzir fotos com qualidade profissional, ressaltando detalhes que a câmera de um celular comum não captaria.

Usando esse equipamento você consegue, ainda, fazer interessantes jogos de luz e sombra, composição de imagens, criar vídeos curtos que transmitam todas as funcionalidades de seus produtos.

Enfim, utilizando uma câmera simples ou até mesmo seu celular, e com a iluminação correta, você dá um ar profissional às imagens captadas em seu quarto, por exemplo.

Onde posso instalar meu mini estúdio fotográfico?

Onde desejar. Por se tratar de um equipamento pequeno, você pode guardá-lo em um armário e movê-lo para o lugar que julgar mais adequado para fazer o seu trabalho: tirar boas fotos de seus produtos.

Mas lembre-se: evite expor seu mini estúdio fotográfico à luz excessiva. Pense como um bom fotógrafo: pouca luz esconde detalhes importantes, mas luz demais ofusca o olhar de um possível comprador para aqueles pontos que você deseja, justamente, chamar mais a atenção.

E então, preparado para montar seu mini estúdio?