Controlador de Processo para sua empresa!

por Editor 197 views0

Conscientes de que são peças fundamentais no dia a dia da indústria, diversas empresas buscam aprimorar seus equipamentos pautando-se em tecnologia em primeiro lugar, agregando funcionalidades a equipamentos conhecidos pela eficiência e, com isso, tornando todo o processo de automação mais preciso.

A exemplo de equipamentos necessários para o dia a dia da indústria, há os controladores de processo, equipamentos cuja função é controlar totalmente ou em parte determinados processos de acordo com alguns algoritmos, os quais são responsáveis pela manutenção dos equipamentos, de acordo com funções lógicas e matemáticas.

Para manter uma configuração em controle absoluto, um controlador de processo agrega outros componentes e, formando uma tríade ou grupos de itens para dinamizar a automação industrial. Dessa forma, ele se responsabiliza por parte de uma funcionalidade, a qual se mantém em consequência do controle geral. Por exemplo: um controlador de malha auxilia um medidor de temperatura e um aquecedor, culminando no controle de processo de temperatura.

Para ilustrar ainda melhor, há diferentes tipos de controladores:

Estilo bancada: mais complexo do que um controlador convencional, ele se adequa a diferentes processos e, dessa forma, mantém diversas funcionalidades em ordem, auxiliando ferramentas com diferentes funções.

Controladores Multi-Loop:: possui maior frequência para controle, multiplicando sua funcionalidade de acordo com diferentes aplicações.

Controladores PID e Liga/Desliga: com diferentes funções, estes controladores possuem tamanhos 1/4, 1/8 e 1/16 e, contando com microprocessadores, atuam para diferentes funções, de acordo com a complexidade gradativa que o usuário necessita.

Controladores Rampa e Patamar: programáveis, estes controladores estampam a maior parte da praticidade exigida pelas grandes indústrias, permitindo melhor flexibilidade para resultados com fácil leitura.

Ainda tem dúvidas sobre qual tipo de controlador de processo você precisa? Analise as opções que dispomos e, assim, garanta o melhor resultado nos processos de automação industrial para a sua empresa.