Como utilizar um rotâmetro

por Editor 352 views0

Utilizado como medidor, o rotâmetro é um dispositivo característico da indústria, como uma das principais ferramentas de medição de vazão, cuja função é averiguar se determinado medido obteve o fluxo certo, passando por uma área variável e, por fim, impulsionando tal medição pela diferença de pressão e impulsão através de uma força gravitacional.

Inventado por Karl Kueppers, na Alemanha, em 1908, o rotâmetro evoluiu de maneira singela, atingindo o ápice com o avanço tecnológico em pequenos objetos da indústria, impulsionando a maneira de medição através de tal aparelho. Caracterizado por seu tamanho pequeno e de fácil reconhecimento, o rotâmetro pertence aos principais grupos de equipamentos por permitir sua funcionalidade de maneira rápida e eficaz.

Com um tubo de secção variável, ele capta a medição do fluxo e, conforme sua variação muda, transitando através dele a quantidade de fluido necessária para transmitir a informação a quem o mede. Desta forma, com sua alta densidade relacionada ao fluxo do fluído, o rotâmetro permite a medida de vazão de área variável somente através das propriedades de seu fluido, não necessitando de alimentação externa; além disso, sua fabricação pode ser feita de maneira massiva, devido à utilização de materiais simples em sua constituição.

Além de sua função, o rotâmetro tem três principais focos na indústria: rotâmetro multicubo, com múltiplos fluxos de gás medidos em canais individuais; o rotâmetro de laboratório, por sua vez, oferecem maior precisão na hora de medir, com aplicações mais específicas; já o rotâmetro de uso geral é usado para finalidades em escala linear, ou seja, com um intervalo de medição relativamente longo e com baixa perda de carga.

Com isso em mãos, o rotâmetro é, sobretudo, uma ferramenta eficaz do ponto de vista funcional. Simples em sua estrutura, permite ao utilizador medir diversos pontos fundamentais no dia a dia da indústria, culminando na variação de forma ascendente de seu fluído e permitindo alcançar os resultados previstos.