Como funciona a certificação ISO 14001

por Editor 358 views0

Em um momento onde a sustentabilidade tem sido uma obrigação das empresas espalhadas mundo afora, a questão do risco ambiental ganha grande importância nas pautas corporativas. A ISO 14001 estabelece um Sistema de Gestão Ambiental que visa a redução dos impactos ambientais e melhoria do desempenho ambiental da organização.

Essa norma foi estabelecida para auxiliar as empresas na identificação, prioridade e gerenciamento dos possíveis riscos ambientais, como parte de suas práticas usuais. A certificação faz com que a organização dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige, então, que as empresas se comprometam com situações consideradas sérias para o meio ambiente, como a prevenção da poluição; além disso, a norma trata de melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão ambiental.

Benefícios da ISO 9001

  • Cumprimento das obrigações legais e obtenção maior da participação das partes interessadas e a confiança do cliente;
  • Melhora da gestão ambiental e redução da quantidade de resíduos e a utilização de energia;
  • Melhora da eficiência organizacional, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa;
  • Demonstra conformidade, ampliando todas as suas oportunidades de negócios;
  • Preparação para mudança de cenário dos negócios com segurança.

Dentre os benefícios listados, basta ressaltar o quão importante se torna reforçar que a ISO 14001 cuida, resumidamente, da criação, manutenção e melhoramento do sistema de gestão ambiental para garantir a conformidade com a política ambiental e demonstrar os resultados obtidos a terceiros.