Como começar seu e-commerce DO ZERO de verdade e ganhar dinheiro

por Editor 323 views0

Hoje em dia a melhor forma de empreender é através da internet e descobri isso na prática. Estava desempregada, procurando algo que pudesse me trazer uma renda e resolvi aprender a confeccionar bijuterias. Aprendi o processo e passei a produzir em grande quantidade, mas me vi com dificuldade para vender meus produtos. A propaganda apenas pessoalmente não estava alavancando meu negócio. Foi quando descobri que poderia vender meus produtos online, através de um e-commerce.

A ideia foi ótima, mas a primeira pergunta que me fiz foi: Como criar um e-commerce do zero? Por onde começar? Estava com milhares dúvidas e conhecimento zero de como criar uma loja virtual, então resolvi pesquisar na internet para tentar encontrar dicas para poder iniciar a criação do meu comércio online.
Descobri várias dicas além de blog maravilhoso que me auxiliou desde a criar meu e-commerce até como torná-lo um sucesso.

Como Começar seu E-commerce DO ZERO de verdade
A primeira dica que recebi foi escolher meu segmento de mercado e isso eu já havia feito, pois o que eu queria era aprender como montar uma loja virtual para vender minhas bijuterias. Mesmo assim fiz uma pesquisa para descobrir se esse era um bom nicho de mercado, pois é importante ter esse conhecimento para que não se perda tempo com um negócio que não trará retorno financeiro.

Sendo assim, o primeiro passo é decidir o que se quer vender e então fazer uma pesquisa para descobrir qual o espaço do produto no mercado. Mas não devemos nos prender a apenas ao que será rentável e sim conciliar um negócio com bom retorno ao mesmo tempo em que seja prazeroso para nós. Trabalhar com algo que não gostamos só tenderá ao fracasso no futuro.

Fazer um bom planejamento é essencial no início da criação do e-commerce. Ao definir meu segmento de mercado tive que partir para a análise do meu público alvo. Para quem iria vender? Quem iria ter interesse pelos meus produtos? Como torná-los mais atrativos para atingir diversos tipos de público? Além de analisar o público que gostaria atingir também precisei conhecer meus concorrentes. Claro, precisava saber o que eles ofereciam para que eu pudesse desenvolver um diferencial que fosse atrativo para meus futuros clientes.

Com esse planejamento inicial pronto, pude partir para a prática, ou seja, começar a criar de fato o meu e-commerce.

Como Criar um E-commerce na Prática
Para que meu e-commerce pudesse estar disponível para que as pessoas pudessem acessá-lo eu tive que seguir alguns passos. Primeiro tive que escolher um bom provedor para poder hospedar meu site e criar minha loja virtual. Foi uma escolha um pouco difícil, pois existem diversos provedores e todos oferecem diversos serviços. Me preocupei em escolher um que fosse bem conceituado no mercado, que desse uma boa assistência e que fosse um bom servidor, pois aprendi que escolher um provedor de qualidade é o que iria garantir uma melhor estabilidade da minha loja virtual, tornando meu negócio mais confiável e atrativo para os meus clientes. Quem nunca acessou uma loja virtual e tentou efetuar uma compra que não deu certo no final por erro do site? Isso aconteceu comigo mais de uma vez e me irritava bastante, então entendi melhor ainda a importância de uma boa hospedagem para o meu comércio online.

Após que defini o servidor tive que escolher a plataforma onde iria construir meu e-commerce. Outra etapa importante, pois é na plataforma que iria desenvolver minha loja virtual e ao mesmo tempo iria gerenciar minhas vendas. Nesse quesito existem diversas opções. Encontramos plataformas que nos oferecem tudo previamente pronto e outras que deixam a customização por nossa conta.
Se você entende de design, conhece alguém que entende ou se quiser pagar por um profissional para desenvolver tudo de acordo com a sua marca, é uma boa opção escolher uma plataforma que permita essa customização. Caso não queira se preocupar com essa parte e não se importe em utilizar templates prontos, procure plataformas que já tenham tudo previamente pronto.

Após a escolha do servidor e da plataforma foi o momento de partir para a montagem da minha loja virtual.
Como montar uma loja virtual do zero
Para montar meu e-commerce tive que me atentar para vários detalhes. Primeiro, como gostaria que ficasse a identidade visual do meu site, quais cores gostaria de usar, como iria disponibilizar meus produtos na página entre outras questões. Nesse ponto a plataforma que escolhi também me ajudou, pois tinha modelos de lojas criados previamente onde puder escolher um que mais se adequasse a minha personalidade e ao meu produto.

Escolhido como ficaria o design da minha loja, segui para a inclusão dos meus produtos. Antes, preparei uma boa sessão de fotos das minhas peças para que ficassem com uma boa qualidade no site. Escolhi as peças que queria colocar a venda, cadastrei os preços e forma de pagamento. Outro ponto importante, pois ao escolher sua plataforma você já pode verificar essa parte para não se preocupar com ela mais tarde. Você pode escolher entre as seguintes opções: uma plataforma que já tenha uma ferramenta de pagamento, que permita a integração de uma ferramenta para pagamentos ou até mesmo que permita direcionar seu cliente para outra plataforma de pagamentos.

Optei pelo o que considerei melhor, que foi uma plataforma que hospedasse meu e-commerce e também deixasse que meus clientes efetuassem seus pagamentos sem precisar sair do meu site. Assim tenho mais controle do que está acontecendo com as minhas vendas.

Com o meu site pronto foi hora de partir para a propaganda e atrair meus clientes. Nesse momento não podemos medir esforços até garantir que atingimos o maior público possível. Criei página no Facebook, perfil no Instagram, propaganda no Google e tudo mais que me indicaram como sendo eficiente para atingir meu público alvo.

Quem é o Bruno de Oliveira
Se você, assim como aconteceu comigo, tem vontade de iniciar seu e-commerce e não sabe por onde começar conheça o Bruno de Oliveira. Ele é um empreendedor muito conhecido no mercado e é o fundador do Blog EcommercenaPrática.com, site voltado para o Marketing Digital e Comércio Eletrônico, com conteúdo desenvolvido para auxiliar qualquer pessoa que queira iniciar um e-commerce.

Ele desenvolveu o método “Viver de E-commerce”, fórmula capaz de fazer com que qualquer comércio eletrônico inicie do zero e atinja o sucesso. Todos os artigos elaborados por ele e que estão disponíveis no seu site, além dos constantes treinamentos e palestras online que ele disponibiliza periodicamente me ajudaram e continuam me ajudando a manter a minha loja virtual bem sucedida.

Como começar um e-commerce passo a passo
Resumidamente, para criar seu e-commerce você deve seguir o seguinte passo a passo:
1. Defina o segmento de mercado no qual irá trabalhar e estude seus clientes em potencial além dos seus concorrentes;
2. Escolha qual provedor irá hospedar seu site e em qual plataforma irá montar sua loja virtual;
3. Crie a identidade visual do seu e-commerce, definindo cores, logotipo e templates que irão estampar seu site;
4. Desenvolva o conteúdo que estará disponível na sua loja virtual, quais produtos serão oferecidos e quais informações ficarão ao dispor dos clientes que visitarem a loja;
5. Estabeleça um sistema de logística eficiente, para garantir fretes com preços acessíveis e com bons prazos de envio;
6. Faça propaganda do seu negócio! Utilize as redes sociais a seu favor e atinja o seu público alvo com mais êxito;
7. Por fim, trabalhe a sua empatia e de quem trabalhar com você para garantir um ótimo atendimento a seu cliente.
Um cliente bem atendido e satisfeito voltará ao seu site e fará propaganda de graça para você.

Qual o melhor sistema de Loja Virtual?
O melhor sistema de loja virtual será aquele que disponibiliza tudo que você precisa dentro dele, ou seja, que permita que você monte seu comércio eletrônico por completo e possa gerenciar suas vendas e pagamentos a receber. Além de ter um bom servidor, é claro. De nada adianta ter um lindo site, bem organizado, com vários produtos disponíveis se o seu cliente não conseguir efetuar suas compras com tranquilidade.

Avaliar muito bem e com cuidado todas as opções que o mercado oferece e que se encaixam nas suas necessidades é de extrema importância para criar uma loja virtual de sucesso. Opções são várias, a Loja Integrada, por exemplo, possui um sistema bem completo e nos auxilia em todo o processo de desenvolvimento do nosso site.

Porque só o sistema de loja não garantirá o sucesso do seu E-commerce
Uma coisa que aprendi é que nada adianta escolher uma boa plataforma para o meu e-commerce se eu não souber gerenciar meu negócio de maneira eficiente. O nosso site deve ter um conteúdo de qualidade, sendo assim, a linguagem utilizada e a maneira como escolhemos dispor nossos produtos na nossa loja fazem muita diferença no momento de atrair novos clientes.

O atendimento é de extrema importância e um ótimo diferencial. Atender bem nossos clientes é primordial para levarmos nosso negócio ao sucesso. Colocar-nos no lugar do nosso cliente e tentar entender seu ponto de vista o fará se sentir especial e ter uma boa visão do seu e-commerce. Dessa forma, não podemos economizar esforços para garantir um excelente atendimento aos nossos clientes.

A finalização do seu relacionamento com o cliente é a parte mais importante para garantir sua satisfação, sendo assim se certifique de ter uma boa logística de entrega, oferecendo preços competitivos e bons prazos de envio, que devem ser cumpridos para que seu cliente confie no seu trabalho e volte a comprar com você